Consultor de Negócio
Perfil do Profissional

Chamamos de Consultor quem atua em projetos de geração de negócios com a Open Doors. O perfil desse profissional tem como principal característica uma rede profunda de relacionamento com decisores em organizações. Apesar da amplitude dessa rede de relacionamento ter seu valor, é a profundidade que realmente importa. Essa rede de relações profundas, chamamos de Rede de Confiança, e aí está o maior ativo para quem quer atuar como Consultor.

Acreditamos que, tendo uma Rede de Confiança sólida, qualquer um que tenha interesse em atuar como Consultor pode abraçar esse objetivo junto a Open Doors. A flexibilidade nesse tipo de atuação é uma das grandes vantagens, veja porque:

  • Você pode desempenhar outras atividades ao mesmo tempo;
  • Você decide quanto tempo quer se dedicar a atividade, trabalhando em um único projeto por vez ou vários ao mesmo tempo;
  • Você decide quando começar e quando deixar de exercer a atividade. Pode fazer apenas uma vez em sua vida ou dezenas de vezes;
  • Você tem flexibilidade de horário para se dedicar ao projeto;
  • Você pode experimentar o trabalho como Consultor e receber por isso mesmo sem abrir uma empresa Pessoa Jurídica;
  • Se você estiver desempregado, esta atividade pode ser uma importante fonte de renda. Se você estiver empregado, pode ser uma excelente complementação para o aumento do seu patrimônio;
  • O único investimento que você precisa fazer é seu tempo;
  • Sendo maior de 18 anos, você pode ter qualquer idade, e quanto mais experiência melhor;
  • Você não precisa estudar e entender detalhes a respeito da solução que será oferecida, tão pouco precisa se preocupar em saber negociar;
  • Você pode ter qualquer tipo de formação e ter atuado ou não em qualquer área dentro das organizações.


Você só precisa ter bons e fortes contatos, interesse genuíno em promover as soluções do Parceiro e motivação para criar condições para uma aproximação eficiente entre ele e a sua conexão com o intuito de gerar negócios.

Se você acredita que essas condições se encaixam com o que você tem a oferecer e, principalmente, com o que você almeja em uma atividade profissional remunerada, você tem tudo para ser um Consultor de sucesso! Crie agora mesmo a sua conta na Open Doors, de forma totalmente gratuita, e seja bem-vindo a geração de negócios eficiente, ética e transparente.

Consultor de Negócio
Conexões da Rede de Confiança

Usualmente classificamos todas as pessoas que conhecemos como sendo nossa “Rede de Relacionamento”. Entretanto, para se ter sucesso na atuação como Consultor, é fundamental que de partida já se faça uma reflexão mais profunda a respeito dos relacionamentos de sua rede. Para entender quem de fato faz parte da sua Rede de Confiança é importante estratificarmos as pessoas que conhecemos em pelo menos 3 blocos que representa a profundidade dos vínculos existentes: Contatos Ocasionais, Rede de Relacionamentos, Rede de Confiança.

  • Contatos Ocasionais: são pessoas que estão virtualmente em nossa rede, que tivemos pouco contato (ou eventualmente nenhum) e que, portanto, não conhecemos de fato. É importante ser criterioso nessa classificação, é difícil dizer que conhece uma pessoa quando, por exemplo, apenas falou com ela 1 vez em um evento, ou tiveram 2 ou 3 reuniões em algum momento da carreira, ou ainda trabalharam juntos em um projeto de apenas 1 mês há mais de 10 anos e nunca mais retomaram contato. Em todos esses casos, a melhor classificação para esses indivíduos seria Contatos Ocasionais.

  • Rede de Relacionamentos: são pessoas que de fato interagimos e que construímos um conhecimento um do outro. Alguns podem ser apenas colegas, outros podem até se tornar amigos. Vocês trocam experiências e tem um ganho mútuo nessa relação. Note, porém, que existe um limite até onde você pode contar com as pessoas que estão na sua rede de relacionamentos, observe que inclusive normalmente o inverso também é verdadeiro. Identificar esse limite é fundamental para que você possa claramente saber onde começa a sua Rede de Confiança.

  • Rede de Confiança: são pessoas mais próximas, que criaram uma empatia e conexão forte ao longo dos anos. A relação é baseada principalmente na credibilidade, lealdade e vínculos de longo prazo. Esse grupo geralmente é relativamente pequeno e é composto de pessoas com quem você tem a oportunidade de interagir certa frequência, ou então tiveram experiências muito marcantes no passado que criaram vínculos poderosos. Nesse grupo, a opinião do outro é muito valorizada e impera o respeito entre as partes. Existe um cuidado inquestionável para com as pessoas, podendo inclusive se estender a laços com seus familiares. Um bom exercício para inferir quem está na sua Rede de Confiança é imaginar para quem você poderia ligar ou enviar uma mensagem dizendo que precisa falar com ela e que, com toda a certeza, te retornaria rapidamente. Certamente essas pessoas se importam com você ao ponto de fazerem parte da sua Rede de Confiança.


Consultor de Negócio
Relacionamento Consultor e Parceiro

Consultor e Parceiro trabalham em conjunto em todas as etapas de vendas, com o objetivo comum de fechar negócios. Entretanto, cada um tem um papel de liderança muito bem definido no início do funil e no final do funil.

O Consultor é responsável por conduzir as etapas iniciais do funil B2B através da sua rede de Conexões. Devido ao relacionamento, o Consultor consegue fazer esse trabalho de forma muito mais rápida e eficiente que outros atores. O que pode levar vários meses via uma equipe interna comercial, através do Consultor geralmente levam poucas semanas.

É esperado portanto que o Consultor tome a iniciativa do projeto e desperte o interesse de sua Conexão em conhecer mais sobre a solução do Parceiro. Finalmente, cabe ao Consultor agendar uma reunião para que o Parceiro possa apresentar detalhes da solução à sua Conexão. Não é esperado do Consultor que ele faça a apresentação comercial ou técnica da solução. Estes detalhes são de responsabilidade exclusiva do Parceiro. Também é o Parceiro que irá tratar dos aspectos comerciais de negociação, prova de conceito (POC), colocação de proposta e fechamento de contrato. Cabe ao Consultor nessas etapas avançadas do funil, apenas acompanhar o andamento dos negócios e apoiar o Parceiro caso seja necessário algum tipo de alinhamento com a sua Conexão. No modelo ganha x ganha é fundamental o apoio mútuo durante todo o processo.

PREPARAÇÃO PARA A JORNADA
Papéis distintos e objetivos comuns – Responsabilidades no Funil de Vendas B2B
PREPARAÇÃO PARA A JORNADA

Para os Parceiros que trabalham com a Open Doors, o Consultor é um enorme aliado no sentido de aumentar as oportunidades de negócio e melhorar substancialmente a efetividade do funil de vendas. A combinação de uma equipe comercial interna bem capacitada e focada, com Consultores com excelentes conexões no mercado, cria, sem dúvida alguma, um canal comercial extremamente poderoso. Por isso tantas empresas valorizam o trabalho do Consultor na abertura de negócios.

Consultor de Negócio
Atuação como Consultor

No modelo de negócio da Open Doors, os Consultores tem como principal objetivo identificar demandas de suas conexões. Algumas dessas demandas são explicitas e muito comuns, como “aumento de receita”, “redução de custo”, “aumento de margem”, outras são mais especificas e exigem um pouco mais de entendimento de oportunidades não conhecidas. De forma geral, o ápice da atuação do Consultor se dá quando ele desperta a atenção de sua conexão para o fato de que está ali para ajudá-lo e é, sim, capaz de auxiliá-lo a resolver seus desafios.

Consultores de sucesso estão constantemente em busca de oportunidades, questionando sobre problemas, demandas e “dores” dos decisores, no intuito de apoia-los com soluções inovadoras, mas também experimentadas. Conhecendo mais a fundo o portfólio de Hub de Inovação da Open Doors e utilizando ferramentas de entendimento de demandas, o Consultor consegue rapidamente apoiar suas conexões e oferecer oportunidades de negócio aos Parceiros de forma eficiente e rápida. O Consultor passa a ser o elo entre Soluções reais para Desafios reais!

É fundamental nesse processo, que o Consultor conheça em linhas gerais o Parceiro e suas soluções, para que possa passar impressões e referências positivas aos decisores, mas é importante ressaltar que cabe ao Parceiro, que domina suas soluções, conduzir as explanações técnicas e negociações comerciais.

Além disso, é crucial que o Consultor se identifique com o Parceiro e com o que está sendo oferecido, acreditando que, de fato, este pode agregar valor à sua conexão. Vale destacar que, ao apresentar uma solução inovadora e de qualidade para sua conexão, o Consultor pode fortalecer ainda mais o seu relacionamento com sua Rede de Confiança.

O planejamento é outro fator relevante para o Consultor na geração de negócios. O trabalho do Consultor tem início bem antes das reuniões com suas conexões, ele começa na definição da sua Rede de Confiança. É fundamental mapear bem quem de fato faz parte desse seleto grupo e o quanto pode contar com essas pessoas para ter a abertura e escuta ativa necessária. O mapeamento constante de novas conexões também é vital para oxigenar suas oportunidades e garantir ganhos de escala.

Concluindo, o Consultor trabalha de forma proativa na apresentação e aproximação da sua Rede de Confiança para o Parceiro que o contratou. Mas, o Consultor de sucesso vai além e acompanha o andamento do processo de avaliação e contratação até a sua conclusão, buscando por vezes ponderar os interesses das partes em prol do fechamento do negócio com beneficio de todos. O esforço empenhado nesse processo, mesmo levando em consideração um acompanhamento mais próximo, ainda é relativamente pequeno se comparado as possibilidades de ganho. Tipicamente, cada projeto de geração de negócios consume cerca de 6 a 10 horas do Consultor. Vale lembrar que o grande valor que o Consultor agrega não está na quantidade de horas de dedicação, mas sim na precisão com que abre espaço na agenda das suas conexões.